BEM VINDOS! Bem-Vindos

São Luís do Maranhão, a única capital brasileira fundada por franceses e Patrimônio Histórico da Humanidade tem a honra de receber confrades e confreiras de todo o Brasil para este grande evento literário!

Inscreva-se Já

XXVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES

 

Literatura e Tradição

Prezados confrades e confreiras, iniciamos este convite com breve exposição da cidade que terá a honra de recebê-los em 2018 e que inspirou o lema desta edição do XXVII Congresso da SOBRAMES: Literatura e Tradição.


Já encomendamos ao sol dias de azul resplandecente e calor aconchegante, ao mar pedimos a brisa mais fresca. A noite os receberá vestida de estrelas cintilantes e seculares e a lua, vaidosa, virá cheia, de luz e história. A casa estará em festa! São Luís, capital do Maranhão, é cidade histórica. Fundada em 1612 e reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO em 1997, aporta o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo da cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original. Em toda a cidade, são cerca de três mil e quinhentos imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos.


Repleta de mistérios e lendas, a cidade guarda ainda uma grande expressão folclórica, o que pode ser conferido e comprovado através das manifestações culturais, como o famoso bumba-meu- boi e tambor-de- crioula, este último, reconhecido em 2007 como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.  A gastronomia maranhense herdou o gosto português pela boa comida e recebeu forte influência dos europeus, dos índios e do negro. O resultado foi um caldeirão de comidas fantásticas, saborosas e ao mesmo tempo excitantes. Especiarias, peixes e mariscos são a base para receitas ancestrais de sabor inconfundível. Os licores são fartos e artesanais. As cachaças da terra, a tiquira e a catuaba (bebida afrodisíaca) completam este verdadeiro festival de sabores e odores.
Berço de escritores e poetas consagrados, São Luís recebe a carinhosa alcunha de "Atenas Maranhense". A lembrança de nossos ancestrais está em cada rua, em cada praça. Há poesia em cada azulejo, em cada pedra.


É neste clima de cultura, alegria e experiências sensoriais inesquecíveis, que será realizada a vigésima sétima edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Nosso empenho para a realização de um evento memorável, alicerça-se na certeza do comparecimento maciço dos confrades e seus convidados, para robustecermos os alicerces da SOBRAMES, compartilhando a nossa arte literária e juntos desfrutarmos desta terra e seus encantos. Sabemos que com sua valiosa cooperação, alcançaremos a qualidade e o encantamento que desejamos.  Tenham desde já o nosso respeito e agradecimento em meu nome e do presidente do congresso, confrade Arquimedes Viegas Vale e de todos os sobramistas maranhenses. Muito obrigada!

Márcia da Silva Sousa

Arquimedes Viegas Vale

Márcia da Silva Sousa
Presidente SOBRAMES MA

Arquimedes Viegas Vale
Presidente do Congresso